terça-feira, 20 de março de 2012

Para refletir...

É frequente ainda que as pessoas com deficiências múltiplas ou défice intelectual acentuados sejam ensinadas através da sequência de habilidades em função do desenvolvimento.
Isto resulta em situações em que as pessoas têm que aprender em qualquer idade as habilidades correspondentes ao nível de desenvolvimento que apresentam. Muitas vezes os alunos passam muito tempo na escola aprendendo habilidades artificiais ou inadequadas para a idade.
Se considerarmos o tempo que os alunos com deficiências múltiplas ou défice intelectual acentuados demoram a adquirir e manter qualquer habilidade, não há justificação para que se passe muito tempo a ensinar itens que decorrem de uma hierarquia de desenvolvimento, e que são na maioria pré-requisitos para outras habilidades.
Imaginem o que pode acontecer:

O MEU IRMÃO
O meu irmão tem 18 anos e um QI de 30-40. Está na escola há 12 anos. Teve ensino individualizado durante vários anos e aprendeu imensas coisas!
O meu irmão coloca 100 pregos num quadro de furos em menos de 10 minutos com 95% de êxito. Mas não consegue por moedas numa máquina de refrigerantes.
Se lhe pedirem, consegue apontar o nariz, braço, ombro, pé, perna, cabelo e orelha. Ainda não sabe bem o pulso, tornozelo e quadril. Mas não assoa o nariz sozinho.
Consegue fazer um quebra-cabeça de animais com 100% de êxito e colorir um boneco dentro das linhas.
Gosta muito de música. No entanto nunca ninguém lhe ensinou a ligar um rádio.
Consegue dobrar folhas de papel ao meio e mesmo em quartos. Mas não consegue dobrar as suas roupas.
Consegue separar blocos por cor, mesmo que tenham 10 cores diferentes! Mas não consegue separar as roupas, por as de cor e as brancas separadas para lavar.
Consegue fazer lindas cobras com pasta de moldar. Mas não consegue amassar a massa do pão nem cortar biscoitos.
Consegue enfiar contas num fio, com cores alternadas seguindo um padrão. Mas não consegue apertar os cordões dos sapatos.
Consegue dizer os nomes de todas as letras que lhe apresentem num cartão com 80% de êxito.Mas não consegue diferenciar os símbolos da casa de banho para homem e mulher quando vai ao McDonald's.
É possível dizer-lhe que está a chover e ele coloca uma nuvem de feltro num quadro do tempo, no dia certo (com ajuda). Mas ainda não sabe que deve levar guarda-chuva para a rua quando está a chover.
Aponta para 100 imagens diferentes num teste de vocabulário com 100% de êxito. Mas não consegue pedir um hambúrguer apontando para uma imagem.
Consegue andar numa trave para frente e para trás. Mas não sobe as escadas sem ajuda para se sentar no lugar quando vai a um jogo de basquete.
Consegue contar até 100 de cor. Mas não sabe quanto deve pagar por um McDonald's especial. Consegue por um cubo em cima, ao lado e debaixo de uma caixa. Mas não consegue encontrar o caixote do lixo e por lá dentro os restos da refeição no McDonald's.
Senta-se em círculo, com comportamento adequado, e conta a música do “Bob o Construtor”. Mas não tem amigos da sua idade que gostem de fazer isso.

Adaptado: Functional Skills Support Materials
Guide – Developed by the Functional Skills Action

Sem comentários:

Enviar um comentário