segunda-feira, 18 de março de 2013

Uma Feliz Páscoa para Todos!!

 
 
Os alunos da EB 2,3 das Marinhas desejam a TODOS uma Feliz Páscoa!!!

Adaptação de provas finais de ciclo e de provas de exames finais nacionais para alunos cegos, com baixa visão, daltónicos ou com limitações motoras severas

 

Foi publicada a informação conjunta GAVE/JNE N.º 1/2013 relativa às provas finais de ciclo e exames finais nacionais 2012/2013.

Assim, quanto à Adaptação de Provas Finais de Ciclo e de Provas de Exames Finais Nacionais para alunos cegos, com baixa visão, daltónicos ou com limitações motoras severas, em complemento do disposto nos seguintes documentos: Ofício S-DGE/2012/4032/DSEEAS, de 02.01.2013; Norma 01 e Norma 02 do Ensino Básico e do Ensino Secundário — JNE; Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames do Ensino Básico e Secundário – Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais — JNE.
O elenco dos tipos de adaptação a disponibilizar constitui a resposta técnica a um conjunto de dificuldades que se pretendem continuar a ver corrigidas ou minimizadas, considerando a heterogeneidade do universo de alunos cegos, com baixa visão, daltónicos ou com limitações motoras severas. No caso do ensino secundário, poderão ainda ser disponibilizadas outras adaptações, com caráter excecional, a decidir, caso a caso, em articulação com o Júri Nacional de Exames (JNE).
A tabela seguinte apresenta a síntese dos tipos de adaptação a disponibilizar no corrente ano letivo.


In Incluso

quarta-feira, 13 de março de 2013

Banco solidário apoia deficientes

 

Graças a este original banco solidário para pessoas portadoras de deficiência, os residentes de Vila Real vão ter acesso a mais de 400 equipamentos destinados a áreas como mobilidade, terapia, recreação e lazer, que podem ser adquiridos através de empréstimo gratuito.

As cadeiras de rodas, canadianas, brinquedos, teclados de computador alternativos, acessórios de higiene e bicicletas para exercício físico foram recolhidos numa campanha de doação de artigos, tendo sido inspecionados e reparados pelos próprios alunos do curso de Engenharia e Reabilitação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O Banco de Empréstimo de Tecnologias de Apoio (BETA) está disponível online, onde é possível consultar a disponibilidade dos materiais nas áreas da mobilidade, habitação, cuidados pessoais, comunicação e informação, recreação e lazer, terapia e treino.

As pessoas interessadas podem levar para casa estes produtos de apoio através de um caução reembolsável, que pretende garantir a qualidade dos materiais para que mais pessoas tenham acesso a estes.

O BETA é gerido pelo Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC) da UTAD, que avalia as necessidades e seleciona os produtos mais adequados a cada caso. O CERTIC pretende criar uma rede de Bancos de Produtos de Apoio a nível distrital e já desenvolveu vários protocolos de colaboração com organizações locais.

Clique AQUI para aceder ao site oficial do BETA.

Educação Especial - atividade da Inspeção-Geral da Educação e Ciência

 

O plano de atividades para 2013 da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) prevê um plano de acompanhamento que, para além de outras áreas, incide sobre a Educação Especial.
O plano prevê a visita 98 escolas/agrupamentos, assim distribuídos: 34, Norte; 23, Centro; 30, Lisboa e Vale do Tejo; 11, Alentejo e Algarve.


ATIVIDADE I.2 – EDUCAÇÃO ESPECIAL – RESPOSTAS EDUCATIVAS

Enquadramento

A Educação Especial tem sido objeto de uma intervenção que procura identificar e eliminar possíveis problemas e dificuldades na integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Nesse sentido tem-se procurado, por exemplo, investir na qualificação dos docentes e na criação de unidades de referência que melhor acompanhem os alunos inseridos na Educação Especial.

Na sua atividade, a IGEC procura acompanhar e avaliar o modo como os jardins de infância e as escolas dos ensinos básico e secundário têm implementado as alterações à organização da Educação Especial resultantes da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, e qual a qualidade do trabalho efetuado em cada organização escolar.


Objetivos

Esta atividade tem como objetivos operacionais:
• Acompanhar a organização e o funcionamento da Educação Especial, tendo em conta:
a) o planeamento da Educação Especial;
b) os procedimentos de referenciação e avaliação;
c) a elaboração e execução dos programas educativos individuais;
d) a articulação entre os diversos intervenientes, incluindo famílias, serviços e entidades;
e) a gestão dos recursos humanos e materiais quanto à sua adequação, eficácia e racionalidade;
f) a articulação com o sistema de Intervenção Precoce na Infância;

• Apreciar a qualidade das respostas educativas proporcionadas às crianças e jovens com necessidades educativas especiais de caráter permanente e os resultados alcançados, contribuindo para o aperfeiçoamento e a melhoria das práticas das escolas;

• Contribuir para a regulação da organização e do funcionamento da Educação Especial.

E integra o objetivo estratégico da IGEC:

• Contribuir para a melhoria do serviço educativo e da qualidade das aprendizagens.

Metodologia

• Análise documental;
• Entrevistas de painel;
• Observação dos espaços e dos contextos educativos;
• Entrevista com o diretor para apresentação das conclusões da ação;
• Aplicação do questionário de avaliação da atividade pela escola;
• Elaboração do relatório global anual da atividade.

Produtos

• Roteiro-Guião
• Relatório da intervenção
• Relatório global anual da atividade

Colaboração e articulação com outros serviços

• Direção-Geral da Educação (DGE)
• Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC)

Coordenação

• Pedro Valadares

O Plano de Atividades pode ser consultado aqui.
 
In Incluso

À descoberta da nossa cidade






 









MAR SONORO
 
Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim,
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho,
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.
 
Sophia de Mello Breyner Andresen
 


 



 

quarta-feira, 6 de março de 2013

Tim's Place Albuquerque: Service With A Smile | You've Got

Chama-se Tim Harris, tem 26 anos, vive sozinho e é dono de um restaurante em Albuquerque, nos Estados Unidos, chamado Tim´s Place. Tim será o único no seu país com síndrome de Down a estar à frente de um negócio como este.
Um exemplo de que as pessoas com síndrome de Down, com as ajudas necessárias, podem ultrapassar todas as barreiras! Uma história para ver e partilhar!


Mais uma fotografia do nosso campeão!!!


segunda-feira, 4 de março de 2013

O nosso campeão!!




O Vitor participou no dia 1 de Março de 2013 (sexta-feira), num torneio de atletismo de pista coberta, que se realizou na cidade de Braga, no parque de exposições. O Vitor ficou em segundo lugar e ganhou uma medalha.Os seus amigos sentem-se muito orgulhosos da medalha que o Vitor ganhou!!
 
 
Hélio Marques
Marinhas,4 de Março de 2013

Governo quer intervenção precoce para prevenir insucesso escolar

 


O secretário do Estado do Ensino Básico e Secundário defendeu hoje a aplicação de planos de intervenção precoce, desde o pré-escolar, e uma aposta na avaliação externa e na formação de professores para prevenir o insucesso escolar.
«Este trabalho vai ter que ser começado na base e aquilo que nós entendemos que deve ser desde já sustentado é uma intervenção ao nível do pré-escolar e 1º ciclo através de planos de intervenção precoce. É preciso intervir no momento em que se manifestam as dificuldades de aprendizagem, para que depois elas não se repercutam ao longo do percurso», disse hoje o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho. (...)
João Grancho questionou a eficácia de alguns planos de intervenção já executados.
«Naturalmente que nos interrogamos sobre o que foi ou pode ter sido o sucesso do Plano de Matemática, com tantos anos e os efeitos parecem não surgir. É preciso agir de forma diferente, insistindo na avaliação externa, na formação de professores e no que são fatores que entendermos que levam ao insucesso, para podermos agir», afirmou.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Dia das Doenças Raras - 28 Fevereiro 2013, Vídeo Oficial


InAutismo: Grupo de investigação sobre autismo apresenta-se na Casa da Música

 


A Associação InAutismo - Grupo de Investigação apresenta-se este sábado na Casa da Música do Porto. Em entrevista ao JPN, Cláudia Pimentel, responsável pela InAutismo, dá a conhecer o projeto que lidera.
A Associação InAutismo - Grupo de Investigação, nasceu no Porto graças à urgência em redefinir uma postura em relação às crianças com necessidades especiais. A entidade sem fins lucrativos pretende reunir projetos de investigação na área do autismo e prepara-se para ser apresentada este sábado (2 de março), na Casa da Música do Porto, a partir das 14 horas.
Trata-se de "um grupo de investigação que reúne pessoas de várias áreas, desde médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas da fala, professores, educadoras, musicoterapeutas... tudo o que se possa imaginar em termos de possibilidade de abordagem terapêutica de uma criança com autismo", explica Cláudia Pimentel, como forma de apresentar a associação.
Em entrevista ao JPN, a responsável pela InAutismo, explica os objetivos principais: centralizar a informação e colocar Portugal no mapa da investigação sobre o autismo.
A associação inclui vários tipos de terapias e um conjunto de informações que dão apoio aos pais e outros responsáveis pela saúde e bem-estar das crianças com necessidades especiais. Também quem estiver interessado em colaborar com a InAutismo pode perfeitamente fazê-lo.
O Congresso "Investigar para Inovar" tem como temas principais o autismo, o síndrome de Asperger , a musicoterapia e a educação. O preço de inscrição é de 30 euros.
Por Pedro Santos Ferreira
In: JPN